Confie no Poder do seu Coração!

Sabedoria interior - Abrindo nossas asas

 

           É preciso acreditar em nosso potencial interior, capaz de renovação para reavaliarmos as emoções que deixamos a tanto tempo estagnadas dentro de nós. Porque necessitamos de mudanças internas? Ora, porque mudar nossos conceitos é estar receptivo ao que de novo vem ao nosso encontro, é dilatar a compreensão da vida e para que a nossa vida seja melhor temos que nos transformar intimamente.

A vida é sinônimo de movimento, de contínua transformação, como um rio que nunca passa duas vezes num mesmo lugar, que mantém seu fluxo confiante na correnteza contínua que realiza mudança. Portanto, mudar nossa maneira de pensar não é ser inconstante, é estar em pleno movimento, em crescimento. É admitir que podemos nos enganar, que por vezes fazemos escolhas erradas, somos humanos e falhos, estamos aqui na terra para aprender, cada um

levando o seu próprio tempo cada um a seu ritmo, de acordo com seu fluxo de

compreensão.

          Não devemos nos ater às idéias sedimentadas que já foram desmistificadas, que já foram a muito derrubadas. Somos conservadores, acomodados, porém para bem viver, temos que encarar o desconhecido, derrubar barreiras, enfrentar discriminações. Podemos levar em conta as orientações e sugestões de terceiros, desde que estas lancem luz à nossas próprias opções e desde que para isto não percamos a nossa autonomia,  nossa liberdade de pensar e livre arbítrio.

      Despojemos de todos os conceitos que já não nos servem e nem nos convencem mais, pois assim poderemos preencher o lugar vazio com novos julgamentos e opiniões. Para isto, precisamos ser nós mesmos, sem contar com a aprovação alheia, devemos antes de tudo satisfazer  nossos desejos íntimos. Sabemos que sempre haverá críticas e reprovação à  nossa nova forma de agir ou de ver as coisas (nem devemos esperar por incentivos e elogios), portanto coragem!

  Precisamos ser corajosos, assumindo a responsabilidade de nossas ações e

de suas conseqüências, só assim estaremos tomando decisões que acreditamos serem as certas para nós pelo menos neste momento, só assim estamos sendo originais ou seja agindo com naturalidade.

     Quantas vezes, por puro medo, dizemos sim, quando no fundo do nosso coração estamos gritando não... Sentimos medo de sermos rejeitados, criticados, não sermos amados, enquanto isto vamos nos imputando sofrimento, fazendo coisas completamente diferentes do que sentimos. Não damos o devido valor e atenção aos nossos avisos e impulsos internos e nos vemos  carregando cargas enormes, pesadas e alheias. carregando cargas enormes, pesadas e alheias. E o que é pior, não teremos nenhum reconhecimento  por isso (e deveríamos ter?!), nem seremos mais amados, e sim usados e explorados, desrespeitados continuamente, abusivamente (da mesma forma como agimos conosco mesmo). Só quando adquirimos o auto-respeito é que conseguimos o respeito alheio, pois deixamos claro para os outros como queremos ser tratados.

     Devemos ser ousados, isto significa que devemos correr riscos, vale a pena se for para mantermos a nossa verdade e realidade.Defendamos as idéias de que temos convicção, mas admitindo e liberando aquelas que já não nos soam mais tão verdadeiras como antes. Renovemos o homem velho que persiste dentro de nós, mantendo aberta a mente, não tendo medo do que é novo, não rejeitando e nem permanecendo rígido perante novos valores que teremos que aprender. Somente abrindo mão do passado podemos permitir que o futuro venha e se faça presente e com ele um leque de possibilidades.

     Lancemos nossas idéias ao ar, permitindo-nos sonhar e acreditar em nossos sonhos. Assim acreditando, vamos abrindo as nossas asas. Acreditando, vamos voando no ritmo da vida e mergulhando, aproveitando esse movimento a favor, sem medo de viver e de viver mudanças, de termos que nos renovar, passo a passo, continuamente traçando o nosso futuro...

Melhorar nosso íntimo é a maneira mais eficiente de ser feliz!

 

Rosângela Ribeiro

 

 

 

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência.

Quem ignora a sua ignorância vive  na mais profunda ilusão.”

(Lao-Tsé)

 
"Nós geralmente descobrimos o que fazer

percebendo aquilo que não devemos fazer.

E provavelmente aquele que nunca cometeu um erro

nunca fez  descoberta

(S. Smiles)

 

“Muitos são os que querem, mas poucos são os que acreditam.

Sem crença, é difícil agir na realização das metas.

Acredite em suas metas.”.
(Autor desconhecido)

 

"Ousar sem saber é perigoso,

mas saber sem ousar é vão."
(Frederico Mayor)